Os rumores que ouvimos há algumas semanas acerca de possíveis atrasos na produção do novo Snapdragon 810 podem não ter passado de boatos. A própria Qualcomm já havia rebatido as alegações e anunciado que não haveria atrasos na entrega dos novos chips às fabricantes. Agora o jornal taiwanês Digitimes anunciou que a produção em massa do octa-core já teve início.

Além das notícias sobre supostos problemas de superaquecimento, falhas e erros nos controladores do chipset, houve rumores de que algumas fabricantes como a Samsung estariam abrindo mão do modelo 810. A fabricante sul-coreana tem sido alvo de fortes rumores afirmando que o Galaxy S6 não contará mais com o novo Snapdragon, o que a levaria a apostar no Exynos, chip de fabricação da própria Samsung. Apesar de muitos usuários até preferirem o Exynos, não há dúvidas de que o Snapdragon 810 traria muitas novidades para o mercado.

Porém, se a notícia do Digitimes estiver correta, não precisaremos nos preocupar com os lançamentos de aparelhos como o Galaxy S6, LG G Flex 2 e o Xiami Mi Note, que já anunciaram contar com o SoC. Vale lembrar que os rumores sobre abandono do modelo 810 por parte da Samsung não possui muitos detalhes e a coreana nada pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Devemos torcer para que não haja imprevistos, já que o novo Snapdragon deve ditar algumas tendências da indústria para 2015. Suas características incluem o suporte completo ao padrão 4K (incluindo transmissão para aparelhos de TV e monitores que trabalham nativamente com o padrão), além da maior velocidade de processamento e uma economia de 20% na carga da bateria.

Entre outras melhorias que o chip trará aos aparelhos, estão a LTD Dual Câmera, que permite zoom de 5x em fotografias e 3x em filmagens, tecnologias para eliminar ruídos e limpar o áudio capturado pelo novo sistema de dois microfones, e a nova tecnologia Safewitch que vai garantir muito mais segurança para os usuários.

Por Daniel Cavalcante

Samsung Galaxy S6

Foto: Divulgação


Existem algumas empresas envolvidas com aparelhos móveis, que oferecem aos seus clientes suas últimas ofertas SoC (sistema eletrônico em um único chip). Como por exemplo:

Samsung Exynos 4:

O Exynos da Samsung 4 é uma linha de processadores. O sistema Exynos 4 tem um chip que vem sendo usado no popular Galaxy S2, S3, e na faixa de notas de smartphones, o que provavelmente pode ser considerado um marco atual, com o qual todos os outros são comparados.

O Galaxy S2, S3, usam diferentes versões do chip 4 Exynos.

A versão mais recente deste chip é o chamado Exynos Quad 4 e é o modelo que está no novo topo da Samsung dos smartphones da linha, como o S3 e nota 2. Com quatro núcleos com algo entre 1,2 e 1,5 GHz, este chip será fácil para lidar com as exigências de multitarefa, conteúdo de vídeo e jogos.

Os gráficos do Exynos 4 em um quatro-core ARM Mali 400, são os mesmos utilizados no Galaxy S2 e S3. No entanto, a versão mais recente tem 440 MHz, em comparação aos 266 MHz de antes. Há uma melhora significante de desempenho, o que vai resultar em taxas mais altas para compra.
As novas versões do Exynos 4 são mais rápidas e mais eficientes em termo de energia, graças a um tamanho menor do SoC.

Por Salete Dias





CONTINUE NAVEGANDO: