Uma empresa especializada em estudos e pesquisas sobre sistemas operacionais, principalmente com programas para aparelhos móveis, divulgou uma pesquisa com o iOS 7 e o Android KitKat no quesito de adoção desses sistemas operacionais pelos usuários e, o resultado foi uma distorção entre um e outro. O iOS 7 teve adesão de quase todos os usuários Apple, enquanto o Android KitKat está bem abaixo do esperado na utilização de seu gadget.

As plataformas analisadas demonstraram que a taxa de adoção e utilização do iOS 7 está entre 88% e 90%, que é um número que a marca Apple trabalha para atingir quando lança uma atualização de seu sistema. Já o Android KitKat está surpreendendo, só que de forma negativa. O KitKat, que tem versão 4.4 ou superior não consegue passar dos 8% de adoção, um número bem inferior ao trabalhado pelas marcas que utilizam o sistema.

A pesquisa divulgada ajuda os desenvolvedores das marcas a projetar novos aplicativos para seus sistemas e desempenhar novas atualizações para agradarem seus clientes. Os usuários da Apple demonstram ser mais determinados e fiéis, sempre experimentando novas ideias que a marca oferece. E vale lembrar que, quando os números são iguais aos alcançados pelo KitKat, é um grande desanimador para seus criadores, já que desenvolver um aplicativo para um sistema atualizado é totalmente diferente que criar um para a versão anterior, ou seja, é como se todo o trabalho do sistema lançado fosse por água abaixo e, criar um novo para agradar os usuários, são meses de testes e desenvolvimento, fora os gastos que muitas vezes são altos.

Contudo uma parcela dessa baixa de adoção do sistema Android também vem de desabilidade da própria marca. Isso porque muitos usuários querem fazer as atualizações, contudo, nem sempre o novo sistema está disponível para o dispositivo de todos os consumidores. O Android é uma plataforma que varia de modelo para modelo, o que dificulta a todos os usuários terem acesso as atualizações. Às vezes eles conseguem ter possibilidades para isso, mas bem depois de vários outros usuários que também usam Android.

O iOS 7.1 foi lançado no dia 10 de março, há pouco mais de duas semanas, e já está agradando a maioria de seus usuários Apple. Enquanto o Android KitKat tenta nadar contra essa infeliz surpresa.

Android KitKat

Foto: Divulgação

 


Com pouco tempo de lançamento, a atualização do Android 4.4 “KitKat” parece não estar dando as implicações esperadas pela marca Samsung. Os smartphones da linha Galaxy estão oferecendo resultados nos softwares de testes de desempenho bem abaixo do esperado. Segundo o site de tecnologia Ars Technica, há rumores de que a Samsung retirou o componente do software que trapaceava esse tipo de comparativo.

Os resultados do Galaxy S4 com o Android 4.4 demonstram ser menores em comparação com o mesmo Galaxy S4 só que com o Android 4.3. Além disso, os modelos são levemente superiores se comparado com os modelos que possuem o Android 4.2.2.

Não há como duvidar dos testes, pois estes foram feitos em programas famosos como Geekbench, AnTuTu, Vellamo, Basemark X e 3DMark, que mostraram números bem mais realistas. No programa Geekbench, por exemplo, o smartphone conseguiu a meta de 2.114 pontos no teste multi-núcleo com “Jelly Bean”, passando então para 1.913 pontos após o update para o recém-lançado “KitKat”.

Esses resultados dos testes feitos, no entanto, tecnicamente não significa que ocorreu uma diminuição na atuação do programa da Samsung compreendido pelo usuário. Porém, especialistas indicam que a atualização para o “KitKat” significa uma mudança no Android da Samsung. A explicação entendida é que os resultados dos benchmarks eram disfarçados por um procedimento atípico do processador dos dispositivos Galaxy. Isso era levado em conta em relação ao seu desempenho máximo quando um aplicativo de comparação era usado no sistema.

A Samsung não confirma esses procedimentos e nega veementemente as acusações de artimanhas nos testes. Todavia, ficou claro para todos que a mudança no novo software elimina o processo "com.sec.android.app.twdvfs", elemento do software que sugeria a tal ‘trapaça’.

Por Carolina Miranda


Muitos mistérios estão rondando os lançamentos do Google, tanto para a nova versão do Android, quanto para o Nexus 5, aparelho desenvolvido em parceria com a LG que trará a versão pura do sistema operacional mais usado no mundo, que agora terá a versão KitKat, que leva o nome do chocolate da Nestlé.

Poucas informações precisas foram disponibilizadas sobre o SO, contudo o Google já lançou algumas dicas quanto ao lançamento de ambos os produtos.

As dicas foram feitas por meio do Twitter do Google e dão a entender que o lançamento será feito no dia 28 de outubro deste ano. Na última semana, a companhia postou uma imagem no Twitter com a frase “Everybody dance now!” (todo mundo dançando agora), que faz referência à música do grupo C+C Music Factory, conhecida anteriormente como 28th Street Crew. Outra imagem foi postada com a frase “This is it”, referindo-se ao filme do Michael Jackson, lançado em 28 de outubro de 2009.

LG Nexus 5

Foto: Divulgação

Nenhuma informação oficial mais precisa foi divulgada, entretanto já é possível prever as configurações do Nexus 5. Ele será baseado no LG G2, equipado com uma tela de 4,9 polegadas IPS True Full HD, além de processador Snapdragon 800, memória RAM de 2 GB e câmera de 8 MP com estabilizador ótico.

Já do Android 4.4 KitKat é possível saber que ele consumirá menos memória que seu antecessor, isso por conta do kernel, além dos novos recursos de edição de imagem e visual mais atraente. Novas pistas devem surgir nos próximos dias. 

Por Robson Quirino de Moraes





CONTINUE NAVEGANDO: