O Instagram Stories permite aos usuários a publicação de imagens e vídeos que se apagarão 24 horas após sua publicação.

A rede social Instagram de propriedade do Facebook, lançou recentemente o Instagram Stories, que é uma feature que permite aos usuários a publicação de imagens e vídeos que se apagarão 24 horas após sua publicação.

O sucesso crescente de seu concorrente, o Snapchat, foi o que levou o Facebook a criar esta nova função na rede social, mas o que pode se dizer realmente é que tudo isso veio após uma tentativa de compra do Snapchat pelo Facebook no mês de novembro de 2013 por US$3 bilhões segundo relatos, que não se concretizou por conta de seus fundadores considerarem que o valor é muito baixo daquilo que realmente vale esta rede social.

O Instagram possui uma média de acessos diários de cerca de 300 milhões de usuários ativos utilizando a rede social, e também conta com uma quantidade de cerca de 500 milhões de usuários totais na rede. Já o Snapchat possui 10 bilhões de visualizações diárias de vídeos e 100 milhões de usuários ativos por dia.

De todas as postagens feitas por usuários na rede social, cerca de 91% são de imagens e apenas 9% de vídeos. De certa forma parece que a famosa rede social acertou em seu novo empreendimento, pois a maioria dos comentários foi de pessoas que gostaram da novidade. De fato ter mais um app em seu aparelho pode tornar sua vida um pouco mais complicada, pois estes tipos de aplicativos costumam ocupar uma parte significativa da memória de seu dispositivo, vale lembrar as pessoas que utilizam smartphones de 8 e 16 gigabytes sem possibilidade de expansão de suas memórias, se realmente vale a pena tê-lo em seu dispositivo.

Voltando no assunto da tentativa de compra do Snapchat pelo Facebook, isso faz lembrar de pouco tempo atrás onde o Facebook comprou o app Watsapp e o Instagram, será que a empresa de Zuckerberg, não aguenta a concorrência, será que ela tem medo de que aconteça com as redes sociais de sua propriedade o mesmo que anos atrás aconteceu ao Orkut, que caiu em desuso pelos usuários após a ascensão do Facebook?

Fato é que o Facebook vem comprando ou tentando comprar todas as “possíveis ameaças” que se atrevem a entrar em seu caminho, assim formando um verdadeiro império das redes sociais, pois a mesma é proprietária das 2 outras maiores redes sociais do mundo. Outra pergunta que fica é, que até quando o Facebook poderá sustentar este império, será que algum dia alguma outra rede social fará a mesma coisa que teoricamente o Facebook fez com o Orkut?

Por Denisson Soares

Instagram Stories


Novo app tira várias fotos consecutivas e usa as mesmas para criar um vídeo, similar a m GIF.

O Instagram, rede social de fotos destinada aos usuários de Android e iPhone, anunciou o lançamento de mais um app. Este app, que fará parte da plataforma, chama-se Boomerang.

O novo app é capaz de tirar várias fotos consecutivas (dez fotos precisamente) e usa as mesmas fotos tiradas para criar uma sequência cronológica para criar um vídeo, o que é bem similar a um GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos), criados nos anos 80 como uma opção mais leve de formatos curtos de vídeo em cores.

Atualmente, os GIFS estão populares em posts pelo Facebook. Com a opção trazida pelo novo app do Instagram, os pequenos vídeos serão publicados em grande escala também na plataforma do Instagram.

A grande diferença entre os GIFs e os vídeos produzidos pelo Boomerang é que neste a animação é exibida em looping após o usuário clicar para reproduzir o vídeo.

As fotos podem ser tiradas nos modos retrato ou paisagem para criar os vídeos. Logo após, o usuário terá a opção de compartilhar as criações no Instagram. O novo App já está disponível pelos sistemas operacionais Android e iOS.

A família Instagram já disponibilizou outros Apps, como o Hyperlapse, App que produz vídeos em timelapse (em tempo acelerado) e também o App Layout, capaz de realizar montagens com diversas fotos em uma moldura.

Outra evolução trazida pelo Instagram é a melhoria na resolução das fotos. Agora, os usuários poderão tirar fotos com o tamanho 1080 x 1080. Inicialmente, o Instagram disponibilizava o compartilhamento de fotos com resolução de até 640 x 640, o que foi decisivo para a sua popularização, uma vez que a internet móvel da época não disponibilizava uma conexão com a mesma qualidade dos dias de hoje.

Agora os usuários podem desfrutar de vários apps da família Instagram que oferecem a criação e edição de fotos e pequenos vídeos com resolução HD.

Por André César

App Boomerang

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: