App irá armazenar relatos de experiências de maneira colaborativa dos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia móvel.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – lançou a atualização de seu aplicativo. Batizado de Anatel Serviço Móvel, o download é totalmente gratuito e os usuários podem compartilhar experiências quanto aos serviços oferecidos por empresas de telefonia móvel.

Já estão disponíveis as versões para Android e iOS respectivamente por meio da Google Play e Apple Store. A empresa informou também que em breve a versão para Windows Phone estará pronta.

O app pretende armazenar relatos de experiências de maneira colaborativa. Será possível comunicar problemas como falta de sinal, conexão instável, ligação ruim, queda de sinal ou chamada, entre outros. Os dados ficarão a mostra por meio de um mapa com as referências que contemplarão os últimos 30 dias de atualização.

Os relatos serão mantidos em banco de dados e posteriormente compilados a fim de proporcionar avaliação com as empresas prestadoras do serviço para análises e resoluções.

Um ponto importante que merece esclarecimento é que o uso do app não gerará um número de protocolo nem tampouco substituirá as queixas registradas na Anatel. Caso a ação seja necessária, o procedimento adotado é o mesmo de antes e deverá ser realizado por meio dos canais oficias de comunicação.

Para quem ainda não sabe, vale lembrar que já existe um aplicativo com esse intuito, ele se chama Anatel Consumidor e já está disponível para os três sistemas operacionais do mercado.

Antes da instalação da nova funcionalidade o app já possibilitava a consulta da qualidade do serviço de internet e de voz em todas as cidades brasileiras. Dessa maneira, o usuário pode verificar a disponibilidade de tecnologias 3G e 4G para cidades de destino. Esse tipo de informação é muito importante para quem pretende viajar e não deseja sofrer com imprevistos.

Há ainda, um ranking das operadoras que foi montado com base nos indicadores que mensuram quedas, conexão interrompidas, velocidade e acessibilidade. Outro benefício é a consulta do histórico que pode ser acessada em períodos de até 12 meses.

Por Beatriz 

Anatel Serviço Móvel

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: