Usuários poderão aprovar pagamentos por meio das selfies. O objetivo é poder autenticar os usuários por meio das selfies ou por impressões digitais.

Os pagamentos feitos por meio de smartphones vêm se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje, graças aos serviços disponibilizados muitas vezes pelas próprias fabricantes, como o Samsung Pay, como também pelos bancos e até mesmo bandeiras de cartões de crédito. No último caso, temos o exemplo da MasterCard, que agora permitirá que seus usuários possam aprovar pagamento por meio das famosas selfies.

O objetivo é poder autenticar os usuários por meio das selfies ou por impressões digitais, o que muitos bancos que possuem aplicativos para dispositivos móveis estão fazendo para aumentar a segurança de seus usuários. A marca garantiu que o serviço será lançado em breve por bancos dos Estados Unidos, Reino Unido e outros países da Europa, em breve, sendo mais exato, nos próximos meses do ano.

Segundo a MasterCard, o processo de lançamento do serviço para todos os usuários ao redor do globo, porém, será demorado, já que a empresa diz que apenas em 5 anos as pessoas de todo o mundo poderão ter acesso a tal tecnologia disponibilizada hoje apenas para alguns países.

Tal medida da MasterCard deve aumentar a segurança dos usuários, já que muitos optam por usar senhas fáceis de se memorizar, o que ajuda na hora de algum cracker querer invadir sua conta. Com as selfies e impressões digitais, isso não será mais possível, já que apenas você poderá fazer tal autenticação.

Para que não aconteça algum erro no processo ou que alguém tente se passar por você para ter acesso a seus dados, a MasterCard disse que os dados ficarão armazenados para que a identificação possa ser feita sempre com segurança. Para fazer tal, os usuários devem baixar um aplicativo da MasterCard que permite a nova forma de aprovação de pagamentos.

A empresa ainda vem trabalhando em novas formas de aumentar a segurança de seus usuários em transações, como até mesmo a possibilidade de se utilizar, no futuro, a pulsação do dono da conta para verificar a autenticidade do acesso do usuário. Outros meios, mais próximos, é o scanner de íris, já comum nos dispositivos da Microsoft, por exemplo, que contam com a tecnologia.

Por Isis Genari

Reconhecimento facial da MasterCard

Foto: Divulgação


MasterCard está desenvolvendo um app que permite a realização de pagamentos por smartphones via biometria digital e facial.

O pagamento por meio dos smartphones já começam a conquistar os usuários, com novas tecnologias oferecendo maior segurança e também, maior praticidade e a MasterCard é mais uma empresa que está investindo neste mercado, estando inclusive com um aplicativo em teste, que permite o pagamento através da biometria digital e também facial.

O antigo método de digitação de senhas vai dando lugar ao pagamento confirmado por reconhecimento facial ou pela digitalização das impressões digitais e a MasterCard segue esta tendência mundial.

A princípio, a MasterCard estará testando o seu aplicativo em smartphones de 500 clientes de forma que os problemas possam ser detectados e corrigidos. Somente depois de todos os testes feitos, erros corrigidos e a empresa constatar que seu app está pronto, é que será colocado à disposição de todos os usuários.
E para garantir o sucesso de seu aplicativo, a MasterCard fez parcerias com as principais empresas deste mercado, entre elas a Apple, Google e a Samsung.

Há ainda um importante detalhe, que é a aprovação do sistema pelos bancos que também estão participando deste projeto com a MasterCard.

Depois que o aplicativo for disponibilizado no mercado pela MasterCard, alguns usuários poderão começar a utilizá-lo antes que outros, pois tudo vai depender do banco utilizado por cada pessoa.

O uso do aplicativo da MasterCard é  relativamente simples, pois assim que o usuário efetuar uma compra, utilizando o app, ele deverá confirmar a transação financeira com a digitalização de sua impressão digital ou se preferir, ficando com seu rosto na frente da câmera dianteira do smartphone para que seja feito o reconhecimento facial, sendo que neste caso, é preciso piscar uma vez.

Este detalhe, de ter que piscar uma vez, é para a segurança do próprio usuário, para impedir que alguém tente enganar o sistema, utilizando uma foto da pessoa, por exemplo.

A MasterCard acredita que este projeto fará sucesso principalmente entre a nova geração que adora fazer selfie e que têm dificuldade para guardar as muitas senhas utilizadas.

Por Russel

Biometria em smartphones para pagamentos

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: