Medida tenta melhorar a relação entre Apple e Desenvolvedores, que devem utilizar a liberação para criar novos aplicativos.

Os assistentes pessoais em smartphones ficam mais populares conforme o tempo passa e os consumidores ganham mais e mais versões para escolher. A mais conhecida sem dúvida é a Siri, que está presente nos produtos da Apple como iPhones. Há tempos desenvolvedores sonham em usar a Siri para seus aplicativos, mas a empresa insistia em deixá-la exclusiva. As boas notícias chegaram durante a WWDC (World Wide Developers Conference) que aconteceu em Junho. A partir de agora a Siri e outros aplicativos do sistema iOS estarão disponíveis para desenvolvedores.

Motivos por Trás da Decisão

De acordo com o chefe-executivo da Apple, Tim Cook, a intenção da empresa é ajudar os desenvolvedores a criarem os melhores aplicativos para seus sistemas. Como a maioria dos aplicativos para o sistema iOS são feitos por terceiros, a maioria não estava conectada à Siri, Apple Play e outros.

Conforme a concorrência aumenta, os produtos da Apple perdem sua competitividade no mercado e os aplicativos são parte do que os tornam atrativos para os consumidores. Ao liberar suas principais funcionalidades para terceiros, a empresa tenta melhorar sua relação com desenvolvedores, tentando fornecer as ferramentas para a criação de apps melhores e mais poderosos.

O que isso quer dizer para os usuários?

Quem pensa que isso só é interessante para os envolvidos na área de informática está muito errado. Assim que desenvolvedores começarem a integrar seus programas à Siri, ao iMessage e aplicativos Apple, será possível utilizar comandos de voz em uma variedade bem maior de apps. Tudo isso deixa a vida do usuário muito mais fácil.

A Apple não é pioneira em disponibilizar o código de alguns de seus aplicativos para terceiros, no começo de 2016 o Facebook liberou o código de seu Messenger para o desenvolvimento de bots.

No futuro a empresa planeja investir em inovações para seu sistema iOS, Mac e também em seu Apple Watch. Tudo é parte de uma cruzada iniciada por uma das maiores companhias de tecnologia do mundo para combater seus concorrentes. Recentemente a Siri vem ganhando várias opções para Android e outros sistemas como o Cortana, Google Now e a recém-chegada Nina. Pelo jeito deixar outros ajudarem na inovação é o caminho para sobreviver. 

Gizele Gavazzi





CONTINUE NAVEGANDO: