Botão do Pânico em aparelhos com Android



  

Google lança versão do Android com botão do pânico. Saiba como funciona.

A ideia de um botão de pânico, nós conhecemos bem: aperte se algo ruim acontecer. No caso de lojas, por exemplo, existe um botão secreto/escondido que aciona a segurança do local ou a polícia, no caso de invasão por ladrões ou situações de risco. No caso do celular, a ideia é a mesma.

Mesmo com todo o investimento da Google na detecção de malwares, não se pode descartar a hipótese de que um dia aconteça do sistema operacional ser corrompido por um. Como a plataforma Google é muito popular, é comum que hackers e pessoas mal intencionadas procure formas de quebrar a proteção e invadir aparelhos, até mesmo através dos aplicativos da Play Store. Por isso, o sistema Android recebeu um botão de pânico.

O recurso ainda está um tanto quanto escondido no sistema, portanto é bem provável que a desenvolvedora esteja fazendo testes, lançando essa versão para observar os indicadores e resultados. Na maioria dos casos, as pessoas usam o smartphone de forma que o uso pode ser tranquilo e sem riscos, mas caso contrário, vamos te ensinar como esse botão de pânico funciona.

Primeiro, você precisa saber que ele só está presente na versão mais recente de Android lançada: a 7.1. A forma comum de atuação dos hackers por trás desses malwares, é sobrepor várias telas sobre qualquer aplicação que o usuário dono do smartphone queira acessar, pedindo alguma coisa. Nesses casos, o hacker pede “resgates” pelo sistema do smartphone.





O botão de pânico é um tanto quanto intuitivo: o primeiro impulso que temos quando algo dá errado com a tela de nossos smartphones é apertar muitas vezes seguidas o botão de voltar. Sendo assim, quando o usuário apertar muitas vezes o botão de voltar, de forma rápida e repetida, o botão de pânico entra em ação, permitindo que a tela inicial reapareça e providenciando a extinção do malware.

Esse recurso não está disponível para todos e é necessário que esteja devidamente ativado para que funcione. Ele foi achado no código fonte no Android 7.1, por alguns participantes do XDA Developers fórum. Estima-se que o botão de pânico seja incluído em versões sequentes.

Por Carolina B.

Botão do pânico



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *