Banco Itaú permite abrir conta corrente por meio do celular



  

O Banco Itaú permite que pessoas físicas abram uma conta corrente a partir de seu próprio celular, sem precisar comparecer a uma agência.

A tecnologia e a facilidade que ela nos proporciona já chegou, definitivamente, ao Banco Itaú: a instituição já oferece, há alguns dias, a possibilidade de pessoas físicas abrirem uma conta no banco a partir de seu próprio celular, sem precisar comparecer a uma agência. Saiba mais sobre esta novidade e descubra como abrir sua conta no Banco Itaú sem sair de casa.

Através do aplicativo Abreconta, lançado pelo Itaú há algumas semanas, é possível realizar todo o procedimento padrão de abertura de conta corrente a partir do celular. Para instalar o aplicativo, é necessário ter um iPhone e baixá-lo na Apple Store. Após a instalação, o novo cliente deve seguir o passo-a-passo do processo de abertura de conta e, caso esteja tudo correto, a conta é aberta em poucos minutos.

O programa solicita documentos, comprovantes e até a assinatura do cliente através do smartphone, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária para concluir o processo de abertura de conta, como costumava acontecer em alguns casos, quando a instituição bancária permitia que o processo fosse iniciado pela internet e finalizado pessoalmente.

Para abrir uma conta corrente no Banco Itaú pelo aplicativo Abreconta é preciso enviar fotos com boa nitidez do documento de identificação do interessado, que pode ser RG, CNH ou RNE, e do comprovante de residência. As imagens podem ser capturadas com a câmera do celular. Após o envio, o aplicativo solicita ao usuário uma assinatura e o envio de uma selfie capturada em um lugar com bastante luz. Já a senha de seis dígitos – necessária para acessar o Internet Banking do Itaú ou fazer saques no banco ou caixas eletrônicos, é criada pelo usuário no início do processo de abertura de conta.





Por enquanto, apenas clientes que possuam iPhone podem ter acesso ao aplicativo Abreconta. O Itaú confirmou, no entanto, que em breve deverá disponibilizar o aplicativo também para usuários de smartphones com sistema operacional Android.

O aplicativo já está liberado para uso graças à autorização recente do Banco Central que permitia que a abertura de contas em instituições bancárias no Brasil fosse realizada remotamente. O Itaú foi o primeiro grande banco do país a liberar esta nova tecnologia através de aplicativo aos clientes brasileiros, uma vez que apenas bancos menores já ofereciam este serviço ao futuro cliente antes do Itaú, como o banco Original, que é direcionado a clientes com alta renda.

Após a novidade apresentada pelo Banco Itaú, outros bancos informaram que já estão testando ferramentas que viabilizam a abertura de conta corrente pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária. Vale lembrar, no entanto, que todos os bancos que permitirem a abertura remota de conta através da internet devem, obrigatoriamente, permitir que o cliente encerre o relacionamento com o banco também através da internet, caso ele deseje.

Por André Barbirato

Itaú



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *