Viana (ES) lançou aplicativo que contribui com a segurança pública da cidade



  

App Sentinela é um elo entre o agente de segurança pública e a comunidade do local de Viana, no Espírito Santo.

Com as constantes inseguranças nos estados brasileiros, a cidade de Viana, no Espírito Santo, utilizou da tecnologia para combater o mal e lançou no dia 1º de julho, às 17h, uma nova ferramenta que busca contribuir com a segurança pública no município.

Nomeado de “Sentinela”, o aplicativo, que estará disponível para ser usado nos celulares, será um elo entre o agente de segurança pública e a comunidade do local, otimizando o trabalho do Centro Integrado de Videomonitoramento de Viana, o CIM.

A utilização da ferramenta é muito simples, porém só funciona em aparelhos que possuam o sistema operacional Android. Porém, a expectativa da Prefeitura Municipal é de que este já seja liberado na próxima semana para sistemas iOS.

Para o download, basta acessar o Google Play e buscar por “Sentinela”. Quem tiver a ferramenta e estiver nas áreas da cidade monitoradas pelas câmeras, englobando tanto as vítimas ou testemunhas de algum delito ou outro ato criminoso, poderá através do aplicativo do celular, acionar o CIM da Prefeitura de Viana.

Atualmente, a cidade conta com quarenta câmeras que estão distribuídas nos mais diversos pontos dos catorze bairros e, ainda, em trechos da BR 262 que perpassa a cidade. É importante saber também que, quem for acionar a ferramenta ainda poderá relatar detalhadamente sua denúncia, bem como a localização em que esta foi realizada ou testemunhada.





Uma iniciativa interessante e que busca a participação ativa da população nas ações de segurança junto ao Centro Integrado de Videomonitoramento da cidade, acionando este em caso de necessidade e outros motivos legais a Polícia, o projeto garante ainda que preservará a identidade de quem eventualmente fizer alguma denúncia ou identificação.

Ainda, este aplicativo é importante no que se refere à interação do cidadão com o que acontece na cidade em termos de ações criminosas. Porém, não exclui em momento nenhum a utilidade do telefone 190, sendo que as ocorrências ainda podem ser registradas também por este canal.

Com este investimento, espera-se que a Prefeitura Municipal de Viana sirva de exemplo e que mais cidades invistam em infraestrutura e tecnologia para a área de segurança pública. Dessa forma, o celular se mostrou muito importante no que se refere ao cuidado dos espaços públicos e das pessoas envolvidas ali de forma mais eficaz e ágil.

Por Kellen Kunz

App Sentinela

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *