WhatsApp Bloqueado no Brasil – Entenda os Motivos



  

Entenda os motivos que levaram o WhatsApp a ser bloqueado no Brasil.

Uma determinação legal realizada pelo juiz Marcelo Montalvão, do Estado de Sergipe, bloqueou o Whatsapp no Brasil por 72 horas, na última segunda-feira (2).

Uma situação semelhante já havia ocorrido em dezembro do ano passado, quando o aplicativo foi bloqueado por 48 horas pelo Governo Federal, a fim de obter informações confidenciais. Na ocasião uma liminar foi concedida a empresa e o aplicativo esteve suspenso por poucas horas.

De acordo com o Tribunal Federal de Sergipe, a intervenção do uso do Whatsapp se deve ao descumprimento de ordens federais, o mesmo motivo que levou a detenção do representante executivo do Facebook na América-Latina no mês de março.

Entenda a situação: No dia 1º de Março desse ano, o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, foi detido no aeroporto de Guarulhos, na região da Grande São Paulo. Segundo o Tribunal Federal, a empresa se recusou a fornecer dados importantes para investigação de tráfico de drogas e pedofilia, realizado no Estado de Sergipe. O executivo só foi liberado após a concessão de um habeas corpus.

Segundo a empresa, o Facebook não possui vínculos com o Whatsapp, o que impossibilita o fornecimento de dados para investigações. Além disso, a companhia alega que é impossível fornecer dados de mensagens dos usuários, já que todas as mensagens são criptografadas e excluídas após o recebimento.

Todas as operadoras de telefonia móvel cumpriram a determinação do órgão federal, já que ao descumprir o regulamento uma multa de 500 mil reais por dia seria aplicada.





Infelizmente, com o corte das atividades do Whatsapp, aproximadamente cem milhões de usuários tiveram que recorrer a outros métodos de comunicação, como o Telegram, Facebook, Viber, entre outros.

Poucos minutos após a queda do serviço, os hackers do grupo Anonymous impediram o acesso à página do Tribunal Federal de Sergipe. Logo após, outro grupo associado ao grupo Anonymous anunciou a queda do site do Governo do Estado de Sergipe. Atualmente, ambos os sites se encontram em perfeito funcionamento.

Em nota oficial, a equipe gestora do Whatsapp alega estar decepcionada com a ação jurídica do país e instrui seus usuários a utilizar o Facebook como modo de comunicação.

A conexão com o aplicativo foi reestabelecida no dia 03 de maio, terça-feira, após o aplicativo conseguir uma liminar a seu favor.

Por Wendel George Peripato



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *