App bloqueia publicidade no Android



  

App AdBlock Fast voltou a ficar disponível na Play Store.

Nos últimos tempos, a publicidade abusiva na Internet vem incomodando cada vez mais os usuários, que sofrem com  diversos anúncios em vídeos, notícias e outros tipos de conteúdos encontrados pela Internet, sendo obrigados a recorrerem aos famosos apps que bloqueiam os itens de publicidade.

Evidentemente, isso acaba por incomodar as grandes empresas, que pressionam outras empresas como o Google, por exemplo, para bloquearem esses apps de seus sistemas. Um caso envolvendo exatamente o Google gerou polêmica e acabou pela exclusão do app AdBlock Fast da Play Store, porém, a decisão foi revertida.

O app se aproveitou de uma novidade recente no navegador padrão do Android, que possibilita que apps que bloqueiam publicidade possam ser integrados ao aplicativo, que havia sido bloqueado recentemente, o que fez com que a Rocketship Apps, responsável pelo aplicativo, recorresse da decisão no primeiro dia de Fevereiro. Porém, por algum motivo desconhecido, o Google aceitou liberar novamente o aplicativo na Play Store no dia 5, mas apenas no dia 9, o aplicativo definitivamente voltou a estar disponível na loja do Android.

Para se ter uma ideia do que a brecha na API do navegador padrão do Android gerou, em poucos dias após a descoberta do fato de que era possível que outros apps bloqueassem a publicidade no app, o AdBlock Fast foi para a lista dos aplicativos mais baixados pelos usuários. Tal API, inclusive, havia sido disponibilizada pelo próprio Google, não se tratando de um erro ou falha no sistema, como talvez muitos pensem.





O motivo usado pelo Google para justificar a exclusão do aplicativo da Play Store, é que o AdBlock Fast supostamente quebrava o Contrato de Distribuição dos desenvolvedores da Play Store, descrito no item 4.4, que proíbe aplicativos de interferirem na rede, servidor ou propriedade de terceiros, o que evidentemente, não aconteceu. Outro detalhe bem curioso, no mínimo, é que outros aplicativos que faziam o mesmo trabalho, não foram removidos pelo Google de sua loja.

O aplicativo é bem avaliado na Play Store e elogiado pelos usuários, já que se trata de um app simples, mas que ajuda, e muito, os usuários, removendo a publicidade.

Por Isis Genari

AdBlock Fast

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *