Android poderá ter integração entre computadores de mesa e smartphones



  

Maru OS, ROM do Android, aumenta o desempenho do sistema por ser mais leve, ocorrendo integração com os computadores por meio dos cabos HDMI.

A intenção de criar uma integração entre os computadores de mesa e dispositivos móveis já foi algo extremamente discutido e tentado no passado, porém, com o crescimento dos smartphones e com os usuários usando cada vez menos os computadores, tal ideia acabou ficando um pouco de lado nos últimos tempos.

Entretanto, ainda há empresas que buscam investir nessa integração, e uma delas é a Microsoft com o Continuum para o novo Windows 10 Mobile. No passado, empresas que fabricaram smartphones com Android, já chegaram a investir em tecnologias semelhantes e agora, tempos depois, os usuários do Android poderão, novamente, contar com uma integração entre os softwares de computadores de mesa e seu smartphone.

Isso graças a uma ROM alternativa do Android, chamada de Maru OS, pouco conhecida entre a maior parte dos usuários, sendo uma versão que conta com o Android 5.1 Lollipop e extremamente puro, o que acaba por aumentar o desempenho do sistema por ser mais leve, ocorrendo integração com os computadores por meio dos cabos HDMI.

Ao conectar seu smartphone a um monitor externo pelo cabo HDMI, o sistema passa a rodar o Debian GNOME, umas das várias e mais conhecidas distros do Linux. E, embora o SO seja de um desktop e as configurações dos smartphones ainda não são exatamente o que vemos em um computador de mesa, por se tratar de um sistema operacional Linux, aqueles que quiserem experimentar a tecnologia não devem ter grandes problemas, visto que o Linux é consideravelmente mais leve que o Windows.





Para melhorar a experiência do usuário, ainda será possível conectar tanto mouse como teclado para que possa executar o sistema Debian, desde que via Bluetooth, já que, embora o Android também seja um Linux, os apps do Linux não foram feitos para rodar no Android, propriamente dito.

Porém, o Maru OS ainda não está em sua versão definitiva e, por enquanto, apenas usuários do Nexus 5, podem utilizar o sistema. Se você possui o Nexus 5 e deseja experimentar a ROM, basta se inscrever no site da ROM para poder receber os arquivos e passos para instalá-la em seu Nexus.

Por Isis Genari

Integração entre computador e smartphone

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *