Projeto Ara permite customizar o smartphone



  

Projeto Ara, do Google, permite que o usuário customize o smartphone ao seu gosto.

O Projeto Ara, do Google, é um promissor do projeto que, caso venha se concretizar, realmente teria um enorme impacto no mercado de smartphones, já que se trataria da possibilidade de você customizar seu smartphone ao seu gosto, escolhendo desde a câmera do seu smartphone, passando pela bateria até o chipset, algo hoje ainda não presente e disponível no mercado, parecido com a opção de montar um computador, comum entre usuários que costumam jogar na plataforma.

O projeto havia sido adiado para 2016 e agora finalmente parece estar saindo do papel. Isso graças a um benchmark realizado pelo site GFX Bench, onde podemos encontrar um smartphone com o nome de Google Project Ara (A8A01), exibindo algumas configurações do dispositivo, entre elas, uma bem curiosa: o suposto tamanho da tela do aparelho.

Segundo o site, a tela do dispositivo trata-se de uma Full HD de 13,8 polegadas, algo que mais se parece com um tablet do que um smartphone propriamente dito. Porém, vale lembrar que a ideia do Project Ara é que o usuário customize seu dispositivo, haveria um limite para o tamanho da tela tão grande assim, a ponto do dispositivo praticamente ser um tablet?

Ainda segundo o site, o dispositivo conta com um chipset Snapdragon 810 de 1,9 GHz, 3GB de RAM e a placa gráfica Adreno 430.

Outros dois pontos curiosos, ficam para a câmera e para a memória interna do aparelho. Segundo o GFX Bench, o dispositivo conta com uma câmera principal de 5 Megapixels e uma frontal VGA, o que novamente leva ao questionamento: seria o dispositivo na verdade um tablet, visto que câmeras com essa resolução são comuns entre esses aparelhos?





Já a memória interna do aparelho, consta como 10GB e 25GB, algo também pouco comum no mercado. Mas novamente, vale o lembrete, a ideia do projeto é o usuário customizar seu dispositivo, ou seja, nada impede de que nos deparemos com algo assim, no futuro.

Ainda não se sabe exatamente quando o projeto realmente sairá do papel e será lançado, embora o benchmark seja um forte indício de que podemos ver isso acontecer em breve. Resta-nos aguardar.

Por Isis Genari

Projeto Ara

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *