Mozilla irá descontinuar o Firefox OS



  

Após ser lançada a última atualização do Firefox OS, 2.6, a Mozilla não dará mais suporte e continuidade ao sistema operacional.

Foi bom, ou nem tanto, enquanto durou. No dia 4 de fevereiro, a Mozilla anunciou oficialmente que irá descontinuar o Firefox OS, tendo sua morte decretada pela empresa. O sistema operacional Mobile deverá receber sua última atualização, 2.6, em breve, e após isso, a empresa não dará mais suporte e continuidade ao sistema, que foi uma tentativa de competir com o Android, o iOS e o Windows.

Não deu certo. Pouquíssimos aparelhos com o sistema operacional foram lançados no mercado e, mesmo esses, acabaram não recebendo atenção alguma, tanto por parte dos usuários, como por parte da mídia que ''boicotou'' os aparelhos.

Um dos motivos do fracasso do OS, além do fato de não ter oferecido uma experiência razoável para seus usuários, é o grande número de dispositivos de entrada lançados com Android, visto que a estratégia da Mozilla para entrar e ganhar espaço no mercado, seria a aposta em um OS mais barato para as fabricantes. Porém, não é apenas a grande quantidade de opções de smartphones de entrada do Android, que acabou por derrubar o projeto da Mozilla.

Recentemente, a Google anunciou o ''Android One'', versão mais simplificada do Android, para smartphones que são fabricados em parceria com a Google e possuem um preço bem abaixo do normal para o mercado, mesmo para dispositivos simples e tem como grande foco, mercados como o da Índia.

Além da forte concorrência do Android, o Firefox OS sofreu até mesmo com o Windows, que por não ser um sistema ainda tão popular e que possa ser devidamente comparado com o iOS e o Android, acaba por ter diversos aparelhos de baixo custo para os usuários.





Porém, a notícia não significa a retirada da Mozilla do mercado Mobile ou de sistemas operacionais Mobiles, visto que, no e-mail enviado à imprensa, segundo o site The Next Web, a Mozilla afirma que vem testando novas formas de inovar no mercado Mobile.

Já a Marketplace, loja de apps do OS, continuará no ar até o dia 29 de março, sendo desativada completamente, após a data.

Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, a Mozilla já havia anunciado que a produção de smartphones com seu sistema operacional próprio, estava cancelada.

Por Isis Genari

Firefox OS

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *