Lojas alternativas do Android estão cheias de malwares

Lojas alternativas do Android estão mais infestadas com vírus do que a Play Store.

Muitos usuários estão habituados a baixar aplicativos por meio de lojas alternativas a do Android, a Play Store. Isso se deve ao fato de que a Play Store não só elimina apps que são maliciosos (evidentemente que vez ou outro, um app malicioso ''escapa''), como também acaba por eliminar apps que infrinjam de certa forma algum código ou lei, caso dos aplicativos de ''gato'' em TV por Assinatura, que disponibilizam todos os canais, de graça.

Porém, se você atualmente faz parte desse grupo de usuários, é melhor ficar atento, uma pesquisa divulgada pela chinesa Cheetah Mobile, mostrou que as lojas alternativas do Android estão mais infestadas com vírus do que a Play Store. E consideravelmente mais infestadas.

A princípio, você pode achar o número irrelevante, mas se analisar com cuidado, vai perceber que a chance de você acabar infectando seu smartphone com um vírus, ou até mesmo vários, em uma loja alternativa, é muito maior do que na Play Store.

Isso se deve ao fato de que, na Play Store, aproximadamente 0,005% dos apps disponíveis para download pelos usuários, estão infectados com um, ou mais malwares. Enquanto isso, nas lojas alternativas, esse índice sobe para cerca de 0,16%, bem maior, embora ainda a primeira vista, pequeno, do que na Play Store.

O que devemos ressaltar é que muitos dos apps infectados recebem milhares ou até mesmo milhões de downloads, o que faz com que, mesmo a porcentagem sendo pequena, a propagação seja enorme e em escala mundial.

Importante alertar que, no topo das lojas alternativas mais infectadas se encontram a Nineapps e a Getjar.

A pesquisa também mostrou quais os tipos de malwares mais comuns nos apps, sendo Adware com 37,5%, o líder, seguido por Trojans root com cerca de 25%, empatado com o Roubo de informações pessoais 25%, Fraudes com conteúdos pornográficos com ''apenas'' 5%, Cobrança de SMS premium com 4,17%, fechando com o controle remoto do dispositivo com cerca de 3,3%.

Por Isis Genari

Malwares no Android

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *