Oi deverá oferecer ligações gratuitas de orelhões



  

Decisão da Anatel faz a Oi oferecer ligações gratuitas por meio de telefones públicos para telefones fixos locais em 15 estados brasileiros

De acordo com a própria Anatel, a Oi deverá oferecer ligações gratuitas a partir de orelhões em 15 estados e a decisão já estará valendo a partir do dia 15 de abril, sendo que as ligações são gratuitas para telefones fixos locais.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – tomou esta decisão baseada no fato de que a Oi não conseguiu atingir a meta mínima de orelhões nestes estados onde agora, as ligações serão gratuitas.

Os estados que contarão com este benefício são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

A Oi informou que irá cumprir a decisão da Anatel, disponibilizando ligações gratuitas nos orelhões destes estados, desde que sejam ligações locais e para telefone fixo. Vale ressaltar que esta é  uma medida temporária, mas que continuará em vigor até que a Oi consiga disponibilizar nestes estados, todos os orelhões necessários, de acordo com os acordos prévios feitos entre a operadora e a Agência.

A Anatel informou que a disponibilidade de telefones públicos deve atingir a meta mínima de 90% em todas as unidades da Federação e para as regiões atendidas somente por orelhões, o patamar mínimo deve ser de 95%. No dia 31 de março, a Anatel fez uma medição em todo o Brasil, onde constatou que a Oi não conseguiu atingir o patamar mínimo nos estados onde agora está sendo obrigada a fornecer ligações gratuitas para os orelhões.





A Anatel vai tomar novas providências, para forçar a Oi a tomar uma providência contra o problema, sendo que a liberação das ligações é apenas a primeira medida tomada. No dia 30 de agosto deste ano, assim como nos dias 29 de fevereiro e 30 de agosto de 2016, serão aplicadas novas sansões, continuando a cada 6 meses.

A partir do dia 1º de outubro, nos locais onde o patamar mínimo de orelhões, ainda não atenderem as determinações da Anatel, a Oi deverá oferecer ligações gratuitas também para longa distância, feitas para dentro do Brasil. E no dia 1º de abril do ano que vem, estas ligações gratuitas serão estendidas para os telefones móveis que tenham o mesmo DDD. A partir de 1º de outubro de 2016, as ligações gratuitas também poderão ser feitas para telefones móveis com DDD diferente.

Por Russel

Orelhõees da Oi

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *