Identificação biométrica pode ter sido retirada do Nexus 6



  

Fabricado pela Motorola juntamente com o Google, o phablet Nexus, foi apresentado em outubro de 2014 com recursos interessantes, como o sistema de carregamento Turbo Charger e um hardware bom. Entretanto, uma função foi retirada no último momento, poucos meses entes do lançamento do aparelho: o sistema de identificação por biometria. A identificação biométrica é usada para reconhecer pessoas por meio de características únicas de cada indivíduo, como a face, a íris e a impressão digital, fixando sua identificação perto da margem de erro zero.

Esse sensor de impressões foi identificado pelo site Arstechnica, que revistou os arquivos internos do dispositivo à procura de pistas. Pelo que parece, isso não é apenas um rumor, pois um protótipo avançado do phablet contava com a função e o Android Lollipop apresentaria integrações com esse recurso.

A empresa responsável pela biometria seria a Validity Sensors, uma das parceiras da Synaptics, que tem costume de fornecer a tecnologia para os fabricantes. Supostamente, o Nexus 6 seria a estreia desse recurso, sendo que as funções integradas incluiriam o escaneamento, identificação e remoção, utilizados na tela de bloqueio e acessórios de segurança.

Diferente de outros sensores, em que o dedo precisa estar imóvel em determinada posição, essa tecnologia envolve mais o deslizar do dedo na velocidade certa através do sensor, que a simples leitura (“swype” dos aparelhos Android). Os comandos do tipo “impressão digital lida rápido demais” e um que pede para que coloque apenas partes do dedo confirmam isso. Ao que tudo indica será mais atento a questão de furtos que simples leitura de impressão digital. Já tivemos situação semelhante, o Android 4.4 KitKat originalmente incluiria um novo API câmera mas não aconteceu. Porém, a nova API câmera veio na próxima versão do Android, 5.0 Lollipop. Mesmo que a função tenha sido rejeitada nessa primeira tentativa, pode não ser o fim concreto. O recurso pode ter sido apenas adiado para uma futura geração de aparelhos Nexus a ser lançada em 2015. Vamos aguardar.

Por Diovana Nunes Leite





Nexus 6

 

Nexus 6

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *