3G ou 4G? Como diferenciar



  

Quais as principais diferenças entre a internet 3G e 4G? Comecemos pelo nome das redes: a que significa esse G? O que significa o número que aparece antes? Muito fácil: trata-se das gerações às quais pertencem as redes.

A primeira geração, 1G, foi a dos telefones analógicos; 2G a dos digitais. As seguintes gerações são a 3G, a mais utilizada agora, e 4G, a que está começando a ser implementada.

A velocidade é, com certeza, o principal diferencial oferecido (prometido) pela nova rede. A melhor forma para ter uma ideia da diferença entre ambos os tipos de redes é ver com exemplos práticos.

Por exemplo, queremos baixar em nosso celular um jogo de 20MB, qual seria a diferença? A média de download em 4G seria de 25 segundos, perante os 3 minutos que demoraria em uma rede 3G.

E se o vídeo que você quer estiver em alta definição? Aqui as coisas ficam ainda mais sérias: a 4G leva 30 segundos para carregá-lo, mas em uma rede 3G demorará entre 1,5 minuto. E sim, a conexão irá cair e as operadoras não podem simplesmente dizer que oferecem conexão 4G. 

Para uma operadora poder anunciar que dispõe de uma rede 4G, é necessário que os equipamentos que estejam usando o sistema atinjam velocidades de conexão entre 100 Mbps (em alta mobilidade) e 1 Gbps (em curto alcance da antena).





Os valores das tarifas serão também maiores para acessarmos as redes 4G. E outra coisa, as operadoras que oferecerem esse serviço deverão oferecer um mínimo aceitável de velocidade, que foi estipulado em 1mbs. As redes 3G de qualidade dificilmente operam perto disso.

Então, com o mínimo exigido de 1mbs para as redes 4G, o serviço já tende a melhorar muito. Em média, as operadoras anunciam velocidades em torno de 5 Mbps como o esperado de suas redes 4G.

Vamos aguardar 2015 quando novas redes entrarão em funcionamento para ver se tudo o que foi prometido será mesmo cumprido nas redes 4G. Os Smartphones agradecem.

Por Luciana Viturino

Foto: divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *