Microsoft Word é o app gratuito mais instalado em aparelhos iOS



  

O Microsoft Word é o mais novo “número 1” na lista dos aplicativos gratuitos para iPhone e iPad da App Store, seguido de perto por outros apps do Office, como Excel e PowerPoint.

No iPhone, estes aparecem em 8ª e 10ª posições, respectivamente, enquanto no iPad o Excel é o 2º colocado e o PowerPoint o 7º. Os aplicativos dispararam para o topo da lista depois das mudanças nos preços ocorridas na última semana. Antes, a Microsoft tinha solicitado que os usuários de iPad se inscrevessem no Office 365 para criar novos arquivos, oferecendo um recurso para iPhone por tempo limitado.

A empresa finalmente permitiu que o público pudesse utilizar seus aplicativos gratuitamente, lançando novos aplicativos unificados como parte do pacote Office para iOS. A atualização dos aplicativos inclui a nova parceria da Microsoft com o Dropbox e menos restrições no uso, no intuito de aumentar sua fatia no mercado “iOS”, que já contava com cerca de 40 milhões de downloads do “Office para iPad”. Mas a empresa segurou o lançamento do Office para iOS na esperança de utilizar a posição (considerável) do Office no mercado para atrair usuários e empresas para a plataforma Windows, o que deu aos competidores (leia-se Apple e Google) espaço para estabelecer raízes nos dispositivos móveis com programas que os usuários podem utilizar de graça. Enquanto os apps do Google similares ao Office sempre foram gratuitos, recentemente a Apple anunciava que seus programas de produtividade também passariam a ser gratuitos e já viriam instalados em seus produtos (MAC, iPads e iPhones).

Apesar de alguns acharem que a “iniciativa” da Microsoft demorou demais, os números de downloads no iTunes, bem como as primeiras avaliações dos aplicativos, mostram que os usuários estão satisfeitos com a novidade, seja por insatisfação com produtos similares de outras empresas ou simplesmente por poderem ter disponíveis em seus dispositivos móveis os programas do Office.





Por Felipe Foureaux Freitas

Office para iPad e iPhone

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *