Google Calendar recebeu novas funcionalidades e está mais intuitivo



  

O Google reformulou seu aplicativo de calendário, o “Google Calendar”, para ser lançado no dia 3 de novembro, mesmo dia de lançamento dos dois novos modelos da linha Nexus: os novos celular Nexus 6 e tablet Nexus 9. Ambos os dispositivos serão vendidos já com a última versão do Android rodando, o Lollipop 5.0, porém o novo aplicativo é compatível com todas as versões anteriores do sistema operacional.

A versão antiga do aplicativo era basicamente para adicionar e listar lembretes. Era preciso correr pelas listas em ordem cronológica, fazer buscas exatas com a data, nome do evento, pessoas envolvidas ou endereço do evento. A nova versão inclui três novas melhorias essenciais: a primeira é a sugestão de eventos de acordo com o que você está digitando na busca, assim que você começa a escrever. A segunda é a nova visualização da agenda, que permite ver um mapa com a localização do evento (com opções de visualização de fotos, visão periférica e ilustrações do local). Funcionalidades que irão “trazer mais beleza ao seu dia”, de acordo com o Google.

A terceira melhoria na verdade é uma novidade intuitiva, que tenta adivinhar e sugere detalhes para adicionar a um evento, baseando-se na interação do usuário com o aparelho. Por exemplo, se você pratica corrida todo dia em algum parque com um determinado amigo, o Google Calendar vai sugerir o local, horário e contato para o evento a partir do momento que você escrever a palavra “correr”.

A essência do aplicativo é, claro, os eventos gravados nele, porém agora ele junta informações do e-mail para tentar adivinhar e sugerir o que você vai fazer (ou pelo menos adicionar em sua agenda). Por exemplo, caso você receba um e-mail de uma companhia aérea confirmando um voo, o app irá adicionar automaticamente em sua agenda a data, horário e companhia, bem como atualizá-la em caso de atrasos.





O aplicativo, por enquanto, não está disponível para iOS, mas de acordo com o Google, seus desenvolvedores estão “trabalhando nisso”. Enquanto isso, apenas os usuários do Android podem experimentar as novidades.

Por Felipe Foureaux Freitas

Google Calendar

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *