Anatel irá impor novos compromissos para as empresas de telecomunicações



  

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações irá impor novos compromissos para as empresas de telecomunicações nos meses de julho ou agosto. Quem afirmou foi o próprio presidente do órgão, João Rezende, que disse: “Estamos completando dois anos de cautelar em julho. Evidentemente há intenção da agência em estabelecer novos compromissos a partir de agosto”. A Copa também não ficará de fora, já que a Anatel pretende fiscalizar até o dia 30 de junho a ação das prestadoras para o mundial e ainda designar mais de trezentos servidores para acompanhar os serviços prestados durante o evento.

O presidente afirmou ainda que esses compromissos ainda não foram definidos, contudo serão estudados juntamente com a área técnica da Agência e não haverá restrições de vendas, como ocorreu em 2012. Na ocasião algumas prestadoras como a TIM ficaram impedidas de vender novos planos aos consumidores. Mais detalhes quanto aos compromissos não foram informados, entretanto o presidente afirmou que eles serão focados na qualidade dos serviços, sua cobertura e atendimento ao consumidor.

Outra questão que foi levantada refere-se à internet 4G que ainda não foi implementada no país, mas o leilão para que as empresas possam explorar o serviço acontecerá ainda este ano. O serviço de internet que será cerca de 10 vezes mais rápido que o atual 3G ainda é um mistério, mas o presidente afirmou que as metas estabelecidas pela Anatel deverão ser impostas em contrato. Resta saber se o serviço oferecido pelas prestadoras serão satisfatórios e se a 4G não ficará apenas no nome.





Quanto ao atendimento ao consumidor, Rezende afirmou que o SAC é uma dificuldade que ocorre devido aos call centers, que são terceirizados e acabam perdendo a qualidade. Ele ainda disse que não é apenas um problema das prestadoras e que outros órgãos, como os bancos também pecam quanto ao atendimento ao cliente via telefone. 

Por Robson Quirino de Moraes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *