Phonebloks – Projeto de celular com peças descartáveis



  

Quebrar o celular é sempre algo desagradável, ainda mais quando se trata de uma simples peça que poderia ser trocada facilmente.

Pensando nesses pequenos transtornos que os consumidores passam todos os dias, um designer holandês teve uma ideia bem interessante e criou um projeto de telefone celular em módulos: o Phonebloks. Nele, o aparelho teria itens como bateria, receptor de chip, teclado e câmera “descartáveis”. Ou seja, teria peças que podem ser substituídas ou trocadas como se fossem “Legos”.

A ideia surgiu após Dave Hakkens ter visto sua câmera fotográfica completamente desmontada. Ao avistar aquelas pequenas peças, ele notou que apenas um item evitava o seu funcionamento. Mesmo depois de procurar um fabricante para o seu conserto, Dave foi aconselhado se livrar da velha e obter outra. Foi aí que o designer pensou em desmontá-la e trocar apenas a peça defeituosa. Ao término da experiência, ele se deu conta de que poderia surgir daí um novo conceito de aparelho eletrônico.

Até o momento, a ideia ainda não foi comprada e muito menos fabricada, mas o designer tem um vídeo na internet falando sobre o assunto. Lá, ele explica melhor sobre o que é e para que serve o Phonebloks. Para divulgar o seu projeto, Dave utilizou o Thunderclap, uma plataforma que comanda suas páginas do Twitter, do Tumblr e do Facebook. O vídeo já fez tanto sucesso, que teve 7 milhões de visualizações em apenas três dias. Além disso, 950 mil usuários já apóiam a ideia no Thunderclap.

Dave esclarece que a novidade não só substituiria partes defeituosas, como pode melhorar ainda mais o desempenho do aparelho como um todo, uma vez que cada item pode ser substituído por uma peça de melhor performance. 

É  o mercado de dispositivos móveis buscando atrair cada vez mais seu público exigente tanto por design quanto por desempenho.





Por Jaime Pargan

Phonebloks

Foto: Divulgação

 



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *