iPhone 5 – Vendas abaixo do esperado



  

Em seu primeiro final de semana após o lançamento ocorrido no último dia 21, a mais nova criação da Apple não obteve o desempenho esperado pelos investidores.

Segundo uma das maiores agências internacionais de notícias, a Thomson Reuters, as vendas de mais de 5 milhões de unidades que o iPhone 5 atingiu em apenas três dias, não era bem o que o mercado esperava. Prova disso, é que as ações da fabricante do produto tiveram queda de 1,58%.

A principal dificuldade da empresa, e que pode ter afetado negativamente suas vendas, é uma limitação na produção, pois houve esgotamento do estoque inicial e as vendas antecipadas, que foram realizadas anteriormente pela internet, só serão atendidas em outubro.

De acordo com analistas da Baid Equity Research, caso isto não tivesse ocorrido e diante do cenário do mercado e das expectativas em torno do produto, as vendas teriam sido potencialmente maiores.





Mesmo tendo superado seu antecessor, o iPhone 4S que em seu primeiro final de semana bateu a casa das 4 milhões de vendas, a performance do iPhone 5 necessitou de explicações do atual presidente da companhia, o executivo Tim Cook, que garantiu estar abastecendo as lojas e que as pré-vendas serão atendidas no início do próximo mês.

Esta crise tem começo na Sharp, principal fornecedora da Apple, que atualmente luta contra os altos custos da produção e busca sanar suas dívidas sem prejuízo de suas atividades normais. Além disso, a Foxconn, grupo de Taiwan,  responsável pela montagem dos iPhones, fechou uma de suas principais indústrias na China, após um conflito entre trabalhadores, e não tem previsão de retomada das atividades.

Tudo isso parece não afetar em nada os consumidores de tecnologia, que crescem na mesma proporção em que os avanços são propostos, o que faz com que lojas físicas ou virtuais, continuem com uma demanda complicada de ser cumprida.

Por Stefania Cardoso



1 comentário em “iPhone 5 – Vendas abaixo do esperado

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *